quinta-feira, 19 de março de 2009

A Influência Africana na Música Brasileira

Logo nos primeiros anos de colonização, as ruas das primeiras cidades brasileiras já assistiam as festividades de coroação ao "rei do Congo", que simbolicamente representavam uma sobrevivência do costume dos potentados bantos de animarem suas excursões e visitas diplomáticas com danças e cânticos festivos em séqüito aparatoso.


A música conguesa ofereceu as bases do que hoje conhecemos como samba. O lundu tinha como coreografia a umbigada. Nas grandes cidades, o lundu e o batuque foram se misturando a ritmos europeus como a polca e surgiram modalidades diferentes de músicas surgidas no interior do Brasil. O samba rural batido na palma da mão, no pandeiro, no prato-e-faca e dançado à base de sapateados, peneiradas e umbigadas forma uma outra diversidade do samba.


A civilização iorubana, a fon e a angolana ofereceram a estrutura da música religiosa afro-brasileira. O tambor é o principal instrumento usado nas cerimônias e convida as entidades a se manifestarem e dançarem. O culto aos antepassados é enriquecido pelo uso do agogô, adjá e xere. Os africanos foram responsáveis pela introdução de outros instrumentos na América, como o reco-reco, a cuíca, o berimbau, que não têm uso religioso.


Orixá sendo conduzido pelo som do adjá.

22 comentários:

  1. Me foi ultil no trabalho sobre influencias africanas, obrigada.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado foi muito útil para minha pesquisa.

    ResponderExcluir
  3. orbigado foi otimo para meu trabalho

    ResponderExcluir
  4. Não passou todas as informações que eu queria, mas serviu para a música e dança.Obrigada!

    ResponderExcluir
  5. "É isso aí, devemos difundir e perpetuar a cultura e herança africana sempre!"

    ResponderExcluir
  6. É um bom complemento para a minha pesquisa. Mas não o bastante, mesmo assim, obrigado

    ResponderExcluir
  7. foi otimo descobrir este blog
    obrigada
    sonia

    ResponderExcluir
  8. eu acho mto legal a musica africana estou fazendo um trabalho sobre isso!

    ResponderExcluir
  9. obrigado mais podia ter mais coisas meu professor vai me matar isso e muito pouci,affz,avhá

    ResponderExcluir
  10. eu axo que falta algumas coisas + ta bom

    ResponderExcluir
  11. adorei mt limdo os orixas principalmente a oxum

    ResponderExcluir
  12. muito bom vai ser muito util para meu trabalho de hitoria
    valeu

    ResponderExcluir
  13. Surpreendente e singelo. Parabens pelo blog
    Se eu quiser saber sobre influencias africanas na musica erudita, tem alguma indicação de leitura?

    ResponderExcluir
  14. obrigada me foi muito útil para meu trabalho sobre a música com contribuições africanas no brasil

    ResponderExcluir
  15. muito bom tem muitas coisas interesantes surpreendentes eu gosto dessa cutura. axo bonita ih essas orixas,oxum são tds lindos adorei me ajudou muito no meu trabalho de ARTES...ASS: Layninha mendes

    ResponderExcluir
  16. Adorei o texto, me ajudou muito no trabalho sobre os Negros! Obrigada!

    ResponderExcluir
  17. legal .... mais falta falar um pouco mais sobre a contribuição do negro para a musica brasileira ...

    ResponderExcluir
  18. esta muito bom parabéns a quem escreveu

    ResponderExcluir